sábado, 31 de julho de 2010

eu te amo ♥

Você pra mim é simplesmente tudo

Body Art e Body Modificação




Tatuagens, Piercings, Implantes, Scarificações (Cicatrizes), Amputações, Orelhas Pontudas, Línguas Bifurcadas, Alargadores, Pinturas Corporais, entre outras coisas peculiares, todos já devem ter visto ao menos um ou dois exemplos dos citados...
As reações são as mais diversas, alguns acham legal, bonito, extravagante, feio, ridículo, bizarro, patético, impressionante, belo e mais um milhão de coisas... Mas normalmente não param pra pensar realmente o que levou a pessoa a fazer isso ou aquilo com o próprio corpo... Nem ao menos sabem ou se interessam em saber o que é apenas criticam e discriminam... Vagueiam dentro de sua própria ignorância, ignorância esta imposta pela Sociedade, sem ao menos levar em consideração o ser humano em questão...
Auto-afirmação, inclusão, rebeldia, espiritualidade, desprendimento... Não importa o motivo, o que importa é apenas o indivíduo...
E pra abrir um pouco mais a mente do pessoal, vai ai uma introdução ao Mundo da Body Art e Body Modificação...
Body Art e Body Modificação:
Muitas pessoas utilizam a expressão "Body Art" ao invés de "Body Modification"... Porém, Body Art é geralmente mais amplo incluindo pintura corporal e decorações em geral. A Body Art esta associada a arte conceitual... É uma manifestação das artes visuais, designa uma vertente da arte contemporânea que toma o corpo como meio de expressão e, ou,
matéria para a realização dos trabalhos.
A modificação corporal, "Body Mod", é a alteração deliberada e permanente do corpo humano por razões não médicas. As práticas de modificação corporal existem há milhares de anos, como as suspensões na Índia, as tatuagens na Oceania, as perfurações na Ásia e na América, e a escarificação na África.
Esses costumes tribais foram descobertos pelos marinheiros europeus no século XVI, mas ficaram marginalizados durante muito tempo. Na década de 1960, houve uma valorização da cultura oriental e as tatuagens passaram a ser mais populares. Já as perfurações e os piercings começaram na década de 1970, com os punks. Na década de 1990 ocorreu uma explosão de estilos e práticas.
Os padrões estéticos são diferentes para diversos povos e épocas, muitas vezes o que consideramos algo bizarro e feio, para alguns povos é algo com significado especial e busca pela beleza.
Na África diversas tribos possuem algumas práticas e costumes bizarros. A Tribo Mursi na Etiópia costuma cortar o lábio inferior para introduzir um prato até que o lábio chegue a uma extensão máxima, assim como no lóbulo da orelha. Ao passar dos anos, vão mudando o tamanho do prato para um maior até que a deformação atinja um tamanho exagerado. Apesar de considerarmos uma prática bizarra, para eles é símbolo de beleza.
As mulheres da tribo Ndebele em Lesedi na África usam pesadas argolas de metal no pescoço, pernas e braços, depois que casam. Dizem que é para não fugirem de seus maridos e nem olharem para o lado.
Esse hábito também pertence as mulheres da tribo Padaung, de Burma no sudoeste da Ásia, conhecidas como "mulheres girafas". Segundo a tradição da tribo, o pescoço das mulheres é alongado, utilizando anéis metálicos e pode alcançar até 30 centímetros. Esses anéis são substituídos até atingirem a fase adulta.
Para o povo Padaung o pescoço é o centro da alma, é a identidade da tribo, por isso protegem muito bem com os anéis de metal, que também são colocados nos pulsos e tornozelos.
Esses aros um dia já foram feitos usando ouro, hoje são de latão e cobre, chegando a pesar até 12 quilos com 8.5 milímetros de diâmetro que começam a serem colocados aos 5 anos.
Ao contrário do que alguns imaginam essas mulheres não morrem se os anéis forem retirados (elas fazem isso para se lavar), pois não é o pescoço que cresce e sim a clavícula que desce. Após dez anos de uso contínuo, elas sentem como se as argolas fizessem parte de seu corpo.
Em algumas tribos africanas, as escarificações (scarification), marcas feitas com cortes na pele, registram fases importantes na vida de uma mulher. Os cortes são feitos na pele e quando cicatrizam parecem uma renda. Como elas não usam roupas, as cicatrizes tem função estética e servem para deixá-las mais bonitas.
Em algumas regiões da Nigéria, as marcas começam a serem feitas cedo apartir dos 5 anos de idade, em partes específicas do corpo, obedecendo a uma sequência. As jovens só são consideradas adultas e aptas para o casamento quando toda a sequência de desenhos estiver completa.

*Revista Timbó - By: Ralado Body Piercer
(Propaganda pro Gatão)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Família. Uns tem, outros ganham!

Nada melhor que você chegar na casa de familiares que você não vê a pelo menos 5 anos, família que você não lembra mais como é e que praticamente você nem lembra quem é quem. E ser bem recebido, recordar momentos e sentir aquela hospitalidade que poucas famílias tem! Minha família por parte de pai é assim. Vou contar um pouco da história...
Bem, meu pai é adotado e a família que o adotou, é especial. Pelo simples fato da mãe adotiva ser muito generosa, amorosa e de coração grande, mesmo tendo muito pouco. Naquela época, ela "criava" mais dois meninos, só que nunca deixou de dar comida e roupa pra quem precisava mais que ela. E ela adota mais uma menina. E continua ajudando... E, ela trás para morar em sua casa uma prostituta no período de gravidez, que passava fome (mas o neném dessa moça, ela não adotou, pois a moça arranjou um trabalho bom, foi morar com a mãe dela e decidiu criar a criança sob as condições de nenhuma das duas passar necessidades), mas durante os nove meses da moça, essa minha avó, decide adotar mais dois meninos carentes (meu pai já era "homem feito", casado e eu já tinha mais ou menos 10 anos), eles vem morar com ela e passam a chamar de mãe. Ela segue assim até hoje, ajudando da forma que pode, criando filhos educadíssimos (pra terem uma noção, eles ganharam 10 balas e uma coxinha, e pediram pra todo mundo que estava na casa, se alguém queria um pedaço, mas pediram pra todo mundo mesmo e não era pouca gente). Hoje é dia 16 de julho, dia do aniversário de um deles (Djonatan), e a irmã deles faleceu, todos estão abalados, isso passa, quem sabe! Mas antes dela falecer, ele ganhou dela de presente vinte reais. Sabe o que ele fez? Comprou dois bonés, um pra ele outro pro irmão dele!
Essa avó que eu ganhei, não tem muita coisa não, mas mesmo assim ela não deixou de convidar toda "parentada" para ir tomar café na casa dela e todo mundo levou alguma coisa. O que mais me impressiona é que lá eles falavam bem dos parentes distantes, até dos que não prestavam e em nenhum momento eu ouvi que aquele outro parente é ruim, sempre eu ouvia que eles eram engraçados no seu jeito de ser. E o que realmente me deixou boba é a forma em que eles tratam as pessoas e os filhos, sempre chamando de querido, anjo e meu bem!
Obrigada meu Deus pela minha família :D

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bom para os Ouvidos

Ah, a música... Quem nunca se deitou na cama com o rádio ligado e passou horas e horas cantando e ouvido música? Pois é, música é bom e todo mundo gosta!
Bem, mas o que é música? É a combinação de notas musicais, é a combinação de barulho com o silêncio! Tudo é música, desde um simples canto de pássaros até o barulho de um martelo. Se pararmos para pensar ela nos envolve 24 horas, está em tudo!
A música traduz sentimentos e atitudes de uma pessoa e é capaz de marcar vários momentos. Quando você escuta uma música que fala sobre "dor de cotovelo" por exemplo (pagodeiros geralmente compõem coisas do gênero), você logo pensa no seu passado, no que aconteceu com você e seu ex, ou o que aconteceu com sua amiga. Quando você está ouvindo uma música mais agitada, logo lembra de uma amizade ou de um ou vários momentos bons e felizes que você passou com alguém. A música tem o dom de mexer com a imaginação e com o subconsciente de uma pessoa, de fazer viajar por "mundos" desconhecidos e de levar uma pessoa a recordar momentos esquecidos. É comprovado cientificamente que música é terapêutica, que nos momentos depressivos a música serve como calmante e relaxa a mente! As músicas mais calmas são envolventes e as mais agitadas são para esquecer os problemas e se deixar levar pelo som pesado.
Todos temos gostos diferentes, inclusive na música, mas é sempre bom ouvir o que não gostamos, um exemplo disso sou eu, eu odeio música calma, sou mais agitada, mas toda essa agitação acaba me afetando muito, na concentração e nos nervos, e as vezes é bom ouvir algo relaxante, faz bem pra mente e para o corpo!
De vez em quando é bom desligar a televisão (vamos combinar, só passa porcaria e tragédia), e ligar o aparelho de som, pôr uma boa música e dar um pouco de descanso a mente.
Hoje, com toda essa "salada" de ritmos, batuques e instrumentos, podemos concluir que ninguém tem um gosto musical só, todos tem mais de uma paixão mundial...

INDICO:

terça-feira, 13 de julho de 2010

Preconceito é para Ignorantes

Quem não se cansa de ler sobre o preconceito? Quem não se cansa de ver na televisão matérias sobre protestos de negros pedindo igualdade? Em pleno século XXI o preconceito ainda existe!
Uma vez eu ouvi, que quem tem preconceito, seja contra negro, estrangeiro ou até mesmo contra moças de pouca idade que estão grávidas, merecia pena de morte (e até eu pensava assim). Mas um dia meu professor falou pra procurar a raiz do problema, e a partir de então comecei a quase entender as pessoas. O que estou tentando dizer é a mais pura realidade, os mais velhos, estão acostumados no "mundinho" deles, eu acredito que eles vivem presos no passado, que eles vivem pensando que filho obedece e ponto final e se abrir a boca apanha, que menina direita chega em casa antes das dez e que gente que é gente não usa piercings nem tatuagens, além de pessoa certa precisar ser branca! Mas e aí? O que isso tem haver com gente "mais nova"? Dizem que o filho é o espelho dos se
us pais, ou seja, se você é preconceituoso e racista, com toda certeza você irá falar mal de alguém e do que essa pessoa tem no seu corpo, ou faz de sua vida, e seu filho vai crescer ouvindo você falar que acha que isso, isso e aquilo é errado e na maioria dos casos ele vai crescer achando e falando como você, e as vezes até pior!
Essa semana aconteceu comigo, não sou de me importar tão fácil, mas dessa vez feriu! Semana passada sai com minha amiga e com a mãe dela, (eu conheci a mãe dela nesse dia) fomos lanchar em uma padaria. Então abri a porta do carro, e disse: - Oi, Prazer e disse meu nome e ela me cumprimentou da mesma maneira. Chegamos na padaria, pedimos, e sentamos à mesa. Em quanto comíamos, conversamos muito, rimos muito e brincamos demais, foi uma tarde maravilhosa! E essa semana vem o resultado da tarde boa: a mãe dela acha que eu uso drogas! Tudo porque o tio dela disse que todo mundo q
ue usa alargadores e piercings é drogado e não presta! Eu quis conversar com a mãe dela, cara-a-cara, mas ela não quis e eu não entendo porque, pois se ela ouviu isso da boca de quem nunca me viu, ela poderia ouvir da boca de quem ela conversou!
Então pelo simples fato de usar piercings as pessoas são condenadas e julgadas de forma errada (é claro que exceções existem).
Ao meu ponto de vista, pessoas como a mãe dessa amiga minha, são influenciáveis e preconceituosas por outros! Mas é gente assim, que vai precisar ser salva, e um médico tatuado vai salvar, ou um negro dos "beiços gostosos" vai fazer respiração boca-a-boca e a trazer de volta a vida! (não era pra ser irônico)

*Fica a dica: Use piercings, faça tattoos, namore com um negro (assim como eu to fazendo) e vá a delegacia mais próxima denunciar gente ignorante!

Como será quando você descobrir "como ele é"?